Busca, Filtros e Usabilidade

Conteúdo referente às funcionalidades da Plataforma Shop segmentado por “Busca, Filtros e Usabilidade” da loja virtual. Para conhecer as demais categorias de recursos, acesse “Recursos da loja virtual“.

Busca, Filtros e Usabilidade

Sistema de busca inteligente (filtros para refinamento, relevância)

Mecanismo de filtro de busca onde na lateral dos resultados obtidos o usuário pode filtrar escolhendo visualizar produtos pertencentes a somente algum departamento ou seção específica. O sistema também pode ser configurado para exibir resultados com base na relevância do termo pesquisado. A busca também pode exibir um filtro para que o usuário possa pesquisar somente em determinado departamento da loja virtual.

Busca Fonética

Pesquisa por similaridade ao que foi digitado, retornam resultados relevantes ao usuário.

Busca sugerida

Ao digitar no campo de busca da loja virtual, o sistema retorna algumas sugestões ao que foi digitado, podendo exibir miniatura da foto do produto, nome do produto e valor. O usuário assim tem acesso direto ao item, caso o que esteja procurando apareça nos resultados apresentados.

Busca institucional

Direcione termos de pesquisa às páginas institucionais de seu site.  Cadastre os termos de pesquisa na administração de institucionais selecionando o institucional que será responsável pelos resultados da pesquisa do usuário.

Tag cloud

Exibição de termos mais pesquisados na loja virtual com seus respectivos links de pesquisa.

Breadcrumb

São auxiliares de navegação que aparecem geralmente no topo ou no início do conteúdo da página, indicando o nível hierárquico do site em que se encontra o usuário, permitindo que este facilmente retorne às páginas navegadas anteriormente.

Navegação por marcas

Se a loja trabalha com diversas marcas de produtos, este poderá associar para cada marca uma imagem com o respectivo logotipo e este será visualizado na loja virtual fornecendo uma outra opção de navegação do usuário, facilitando a pesquisa de um produto de determinada marca. As marcas são exibidas de acordo com a profundidade de navegação do usuário, exibindo marcas somente caso esta exista no departamento ou seção em que o usuário se encontra. Selecionando uma marca, o usuário visualiza uma página exclusiva com itens que possuem esta marca associada. O lojista pode escolher a ordem de exibição das marcas pela administração da loja.

Página de marcas personalizada

Segue a mesma funcionalidade do módulo de navegação por marcas, porém, a página de resultados pode ser personalizada visualmente de acordo com a marca e com exibição de banner da marca e texto opcional da marca.

Personalização de produtos

Permite ao cliente montar o seu produto personalizado sendo guiado na loja virtual por etapas onde ele seleciona opções até montar o seu produto de acordo com a sua necessidade. Ideal para montagem de produtos como computadores, crachás.

Ordenação de departamentos e seções

Permite ao lojista escolher a ordem de exibição das categorias da loja virtual pela administração.

Últimos produtos visualizados

É exibida no rodapé da loja virtual os últimos produtos visitados pelo usuário, em forma de lista de links ou com exibição de imagem e nome do produto. Este módulo ajuda o usuário a encontrar um produto que tenha sido visitado por ele momentos antes durante a sua visita na loja virtual.

Opções de ordenação de produtos em páginas de seções e marcas

A página de exibição dos produtos pode ser ordenada por menor preço, maior preço, lançamento, ordem alfabética, mais vendidos da semana, do mês, semestre ou ano. código de barras ou marca.

Sistema de Filtros

Cada produto pode ter associado uma ou mais características para que este possa ser filtrado e encontrado na loja virtual, como por exemplo largura do produto, tipo de acabamento, tamanho, cor, quantidade de portas, voltagem, tipo de pulseira, etc. O Sistema de Filtros também permite filtrar por faixa de preço e marca. O lojista pode escolher a ordem de exibição das características e valores pela administração da loja.

Tabelas de características de filtros

Permite ao lojista cadastrar de forma prática e rápida e por carga de planilha, diversas características de produtos e seus respectivos valores para serem utilizados no módulo de filtros da loja virtual.

Sistema de Tags de produtos

O lojista pode criar tags ou rótulos para agrupar determinados produtos e assim facilitar a navegação do usuário de sua loja. Cada tag possui um ou mais valores associados. Alguns exemplos de utilização de tags: Qual o seu objetivo? Melhorar aparência / Força muscular / Melhorar condicionamento físico, Qual o seu tipo de mãe? Moderna / Tradicional.

Compra rápida

Nas thumbs de produtos, ao posicionar o cursor sobre a imagem do produto é exibido o botão para a compra rápida. Abre-se um showmodal com detalhes resumidos do item, sem a necessidade de ir ao detalhe do produto para se efetuar a compra. O cliente adiciona o produto ao carrinho de compras sem sair da tela em que está.

Comparação de produtos

Em cada thumb de produtos de uma página de seção, o cliente poderá selecionar os itens que deseja fazer um comparativo. A tela de comparação irá listar lado a lado as características dos itens selecionados para facilitar a escolha do cliente. O lojista pode criar e selecionar as características que deseja exibir na tela de resultado da comparação.

Filtro de características (compatibilidade)

O lojista define regras para guiar a navegação do usuário a fim de oferecer produtos que satisfaçam ao filtro em funil criado por este módulo. Ele pode criar filtros sequências do tipo, marca do veículo, modelo, ano e versão e assim exibir produtos que atendam ao que foi filtrado pelo cliente.

Módulo de autores

Permite que a loja crie páginas de autores/criadores/arquitetos onde são exibidos a foto do autor, breve texto explicativo e todos os produtos associados a estes autores. O cliente poderá pesquisar um autor na loja virtual através de link no filtro de letras do alfabeto ou digitando no campo de pesquisa apropriado.

Tabela de medidas por produto

Possibilidade de exibir na página de detalhe link para exibição de tabela de medidas. O lojista pode cadastrar para cada produto ou para toda a seção, uma imagem contendo uma tabela de medidas para ajudar o cliente a escolher o produto para a compra.

Exibição de produtos em grade ou lista

Nas páginas de seção da loja virtual é disponibilizado ao cliente a possibilidade de escolha de visualização dos itens desta página em forma de lista ou em tabela.

Erro 404 ou páginas não encontradas

Caso o usuário digite uma URL que não exista na loja virtual, será exibida uma página de erro personalizada, de acordo com o layout da loja, com algumas opções de navegação listando os departamentos ou um texto ajudando o usuário nesta situação de não ter encontrado o que procurava.

Checkout ágil

Procedimento para finalização de um pedido feito somente em 3 etapas, poupando o cliente de cliques e páginas desnecessárias agilizando o processo de fechamento de um pedido. A loja pode optar em ter o processo de compra sem a necessidade de identificação por senha do usuário. Ao informar o e-mail para fechar o pedido, o sistema identifica se é um cliente com histórico na loja virtual e retorna as informações cadastradas de forma parcialmente criptografada

Salvar carrinho

Com a opção “Salvar carrinho” seu cliente poderá deixar guardado o seu carrinho previamente montado e em outro momento oportuno, se identificar e continuar a editá-lo e concluir sua compra. E para quem tem a versão Mobile, a funcionalidade também poderá ser aplicada a este módulo. O cliente inicia a experiência de compra no smartphone, salva e depois do trabalho ou de casa pode dar continuidade no desktop e concluir seu pedido.

Primeiro cadastro transparente

Para clientes que realizam a primeira compra na loja virtual, o cadastro é feito de forma transparente, sem a necessidade de impor uma tela de cadastro para poder prosseguir com a solicitação do pedido.

Filtro de cor predominante

Nas páginas de seção da loja virtual, é exibido um filtro de cor predominante ajudando o cliente a escolher um produto de acordo com a cor que lhe foi atribuída na administração da loja. Se a loja exibe numa seção produtos cadastrados com as cores azul, azul com listras brancas, azul escuro, azul claro, azul com bolinhas, o lojista pode rotular e agrupar estes produtos com a cor predominante azul. Ao escolher esta opção no filtro, todos os itens que satisfaçam este critério serão exibidos.

Campo informativo

Permite que o cliente, na página de detalhe do produto, possa escrever alguma informação adicional em relação ao produto que está comprando, como por exemplo informar o nome que deseja gravar na aliança, ou um texto a ser impresso em uma camisa personalizada. Esta informação será exibida tanto no e-mail que o cliente recebe quanto no detalhe do pedido que o lojista irá receber na administração da loja.

Imagem de departamento

Permite cadastrar uma imagem representativa do departamento que será exibida no menu de navegação da loja.

Paginação automática

Após a exibição de todos os produtos da primeira página de seção, ao dar scroll vertical no navegador, outros produtos são carregados sequencialmente por Ajax não sendo necessário o cliente paginar. A paginação automática termina ao final da exibição de todos os produtos que existem nesta seção que está sendo visualizada.

Gerenciamento de sinônimos

Utilizado para auxiliar no resultado da busca se o cliente procurar uma palavra, podemos exibir junto com o resultado produtos que tenham outras palavras que foram determinadas como sinônimas neste módulo. Por exemplo: as palavras refrigerador e geladeira. Geralmente as lojas cadastram os produtos com a palavra refrigerador, mas existem usuários que procuram por geladeira. Se não tiver cadastrado neste módulo que refrigerador e geladeira são sinônimos, a busca não retornará resultado algum.